Medidor de Pressão Arterial – Guia de Compras

 

A pressão arterial é a quantidade de pressão sobre as paredes dos vasos sanguíneos do coração quando o sangue circula através do corpo. Um nível de pressão adequado é extremamente necessário para que a circulação ocorra corretamente e consequentemente que seu corpo funcione em sincronia, proporcionando boa saúde.

 

Para aqueles que possuem disfunções na pressão sanguínea – seja ela elevada ou baixa -, é necessário realizar o controle periódico e a medicação adequada conforme o resultado.

 

COMO REALIZAR O CONTROLE PERIÓDICO?

EsfigmomanômetroPara monitorar sua pressão sanguínea, é necessário a utilização de um equipamento que nomeamos de Medidor de Pressão.

No passado, eles estavam disponíveis apenas para médicos sob o nome de esfigmomanômetrosacesse o nosso guia sobre esses equipamentos – e necessitavam da utilização de um estetoscópio em conjunto, além de uma leitura do próprio médico. Com o avanço da tecnologia, monitores de pressão digitais foram lançados no mercado e se tornaram uma ótima forma de se manter atento a alterações indesejadas.

Felizmente, existem inúmeros produtos no mercado, em diferentes faixas de preço e de utilidades. Infelizmente, todos essas opções confundem o consumidor na hora da compra. O intuito deste post é ajudar a vocês, interessados em comprar um medidor de pressão a escolher o melhor aparelho para sua necessidade.

 

COMO ESCOLHER?

Local de Colocação do Dispositivo

Usualmente, o teste de pressão é realizado com uma braçadeira, mas evoluiu a ponto de trazer outras duas opções: O pulso e o dedo. Estas duas novas opções trazem maior conforto e flexibilidade, mas perdem em acuracidade na hora da medição. A escolha entre essas opções dependerá da necessidade do paciente de de auto-aplicação do equipamento. Neste caso, é muito mais simples utilizar um medidor que realize a operação através do pulso do que pelo braço.

Memória

Este é um fator importante para aqueles que devem realizar a medição periodicamente e anotá-la para posterior análise. Existe a opção de anotar em um caderno, mas sabemos como é facil perder estes dados. Existem alguns monitores que conseguem gravar apenas alguns dias, outros semanas e até meses. Medidores de Pressão em uma faixa de preço maior chegam até a segmentar os usuários do aparelho e se conectar a um PC através de cabo USB para enviar os dados.

Fonte de Energia

A maioria dos monitores de pressão usa Pilhas AA como fonte de energia, enquanto outros possuem uma fonte AC.  É importante que o equipamento possua aviso de bateria ou pilha fraca e sistema de desligamento automático para otimizar o uso da bateria. Se você optar uma versão a pilha/bateria, verifique se elas já acompanham o produto.

Acuracidade

É a característica mais importante de um medidor de pressão. Provavelmente, a característica mais importante da unidade é a precisão das leituras. Como comentado antes, medidores de braço são mais precisos que o de pulso, tal como esses são mais precisos que os de dedo. É bastante interessante levar o seu medidor de pressão para seu médico logo após a compra para verificarem a margem de erro que você deve considerar. Realizar o procedimento de 6 em 6 meses é de extrema importância para não passar a ter análises erradas.

Tamanho da Braçadeira / Munhequeira

Segundo especialistas, a parte inflável do equipamento deve cobrir oitenta por cento do punho ou do braço do paciente. Se você usar uma braçadeira ou munhequeira que é o tamanho errado para você, obterá informações incorretas. Este tipo de problema é muito comum com adultos e pessoas grandes. Então é importante calcular o tamanho dos usuários do equipamento.

Facilidade de Uso

Existem equipamentos onde basta apertar um botão e ele gera o resultado. Existem outros mais complexos onde há opções de armazenamento, de tipo de análise e etc. É importante checar quem irá usar o equipamento para identificar suas reais necessidades quanto à acessibilidade  do equipamento.

Preço

Como qualquer outro produto, nós temos de analisar nosso orçamento e o custo benefício de cada produto. Os principais produtos para serem usados em casa transitam de uma faixa de R$70 até R$200.

 

 MELHORES MEDIDORES DE PRESSÃO

Como não adianta nada eu falar muito e não dar exemplos, seguem abaixo aqueles que são – na minha opinião – os melhores medidores de pressão do mercado, seja pelo preço, custo-benefício, precisão ou funcionalidade.

 

Omron – HEM-7200 

medidor-de-pressao-arterial-de-braco-omron-digital-automatico---5-anos-de-garantiaO medidor de Pressão de pressão HEM-7200 da Omron é um dos melhores medidores de pressão que se pode ter em casa.  A realização do teste por meio de braçadeira permite um resultado com maior acurácia e a tecnologia Intellisense, própria da Omron, ajuda na hora de inflar e desinflar automaticamente a braçadeira e se adaptar ao tamanho do braço de diversos pacientes. As 60 memórias ajudam bastante quando se tem de gravar o histórico e o display de nível das pilhas mantém o usuário atualizado da necessidade da troca destas. 5 anos de garantia.

COMPRAR

OMRON HEM 6200

Omron HEM 6200

O HEM 6200 mantém todas as invejáveis qualidades do HEM 7200 com a pequena diferença de que o seu teste é realizado no pulso do paciente. Este modelo também possui a tecnologia Intellisense,  que infla o manguito – neste caso no pulso –  de acordo com cada cada pessoa, proporcionando muito mais conforto e precisão nos resultados” Por fim, a garantia de 5 anos só comprova a qualidade do equipamento.

COMPRAR

 

G-TECH BP3AA1-H

311746_1GGO G-TECH é um aparelho bastante simples e completo. Com apenas um botão é possível iniciar a operação, que armazena automaticamente o resultado – com data e hora – das últimas 30 consultas. Seu grande diferencial é que acompanha uma braçadeira /manguito e realiza a checagem a partir do braço do paciente, entregando maior precisão. Tem garantia de 5 anos e assistência técnica em todo o brasil. É uma opção bastante interessante para aqueles que não desejam ter dor de cabeça. 

COMPRAR

 

311744GGG-Tech Pulso BP3AF1-3

Com memoria para 99 medições com data e hora, o BP3AF1-3 é a opção para aqueles que precisam guardar um extenso relatório de todas as medições realizadas no pulso do paciente, seu modo de uso. Com garantia de 5 anos, você vai acabar só se preocupando com a troca de pilhas AA, usadas pelo equipamento, e que avisa quando está acabando.

COMPRAR

Medidor de Pressão Techline

Techline MG-20

O medidor de pressão semi-automático techline necessita que você bombeie o manguito para realizar o teste no paciente, que posiciona a fita no braço, apesar do trabalho a mais, o processo é compensado pela maior acuracidade e pelo menor preço do equipamento.  Ele tem memória para 60 gravações e utiliza pilhas para funcionar.

COMPRAR

 

MEDEQCOGeratherm MEDEQCO

O Monitor de Pressão Geratherm é um dos mais baratos que você vai encontrar no mercado. Ele possui indicador de carga de bateria e funciona a pilha. É capaz de memorizar as últimas medições e desliga depois de 1 minuto de inutilização. As 42 memórias de medição auxiliam bastante aqueles que precisam gravar seu próprio histórico. Vale muito a pena para aqueles que desejam gastar pouco.

COMPRAR