Oxímetro de Dedo

Um oxímetro de dedo é um um pequeno dispositivo médico, que quando instalado no paciente, é capaz de medir a saturação de oxigênio do sangue e a freqüência cardíaca.

Eles são usados no monitoramento de algumas doenças que precisam de constante análise da ventilação do paciente. Pessoas com problemas respiratórios ou doenças cronicas como câncer de pulmão, problemas do coração e anemia são potenciais usuários deste equipamento. Crianças com asma também podem ser monitoradas com bastante acuracidade.

Outro uso para este equipamento é o monitoramento de atletas, tal como escaladores, mergulhadores e pilotos.

O oxímetro de dedo é um dos modelos mais comuns para análises caseiras.Ele deve ser preso no final de seu dedo indicador a partir do clipe de plástico – que já é parte do equipamento, e calcula a quantidade de oxigênio é transportado no sangue. Estes cálculos baseiam-se em medir a diferença entre os níveis da hemoglobina – que são pigmento vermelho que transporta oxigênio no sangue.

oxímetroO equipamento consegue realizar essa medição porque a hemoglobina oxigenada (“oxihemoglobina”) e hemoglobina não oxigenada (“deoxihemoglobina”) no sangue são de cores diferentes. Então o oxímetro tem dois diodos emissores de luz – um que envia a luz infravermelha invisível e outro que envia luz vermelha.

Quando essa luz chega ao outro lado, passando pela ponta do dedo, que é fina e translúcida, o oxímetro identifica como cada uma das luzes foi absorvida diferentemente pelas células e identifica a taxa de concentração de cada uma delas.

COMO ESCOLHER?

A primeira coisa a ser feita quando você decide comprar um oxímetro de dedo é analisar qual é a sua real necessidade.

  • Qual será a periodicidade de uso?
  • Apenas um paciente irá usá-lo ou serão vários diferentes?
  • Quantas análises precisam ficar gravadas nele?
  • Ele precisa de alarmes?

Com essas informações em mãos, fica mais fácil ir atrás das seguintes características no equipamento:

Intervalo de Medição

Os modelos mais comuns possuem um intervalo de medição entre 70~99%, enquanto alguns modelos mais caros são capazes de fazer uma leitura em um intervalo de medição de 35~99%. Na maioria dos casos,e principalmente para análises caseiras,  a primeira opção já é extremamente válida.

Nível de Acurácia

Em geral, o nível de acurácia dos equipamentos tem uma média de 2% de margem de erro. Exisgem poucos equipamentos que possuem valores diferentes. Neste caso, é interessante procurar funcionalidades que ajudem a identificar problemas. Alguns oxímetros de dedo, por exemplo, notificam o usuário quando há alguma interferência na leitura.

Vida útil da bateria

É sempre importante checar a vida útil da bateria, qual é o tipo de energia utilizada – pilhas, baterias, bateria recarregável – e checar também como isto impacta no equipamento. Ele fica pesado? É fácil acessar a bateria.

Outro ponto muito importante neste quesito é analisar se o oxímetro de dedo que você vai comprar tem um medidor de bateria que avisa quando ela está acabando.

Exibição de Dados

Existem modelos que possuem números maiores bem como telas coloridas, que facilitam muito a a leitura dos dados para pessoas que tem problemas de visão. Existem modelos que também trazem a capacidade de rotacionar a tela para que tanto o paciente como quem o está acompanhando consigam monitorar os dados.

Durabilidade

Se a resposta para a pergunta acima é que o equipamento será usados por diversos pacientes e/ou com boa frequência, é bom que você se atente para a durabilidade do equipamento. Modelos mais resistentes são normalmente direcionados para o uso profissional, então vale a pena checar equipamentos de qualidade maior.

Alarmes

Os alarmes do equipamento indicam se existe ou não uma baixa saturação de oxigênio. Essa é uma das melhores funcionalidades de um oxímetro em momentos onde o paciente está passando por uma análise contínua. Sempre verifique se o alarme do equipamento que você planeja comprar é alto o suficiente para você ouvir.

 

MELHORES MODELOS

Oxy-Control – Geratherm  

oximetro dedo gerathermO oxy-control é o melhor custo benefício para análises caseiras. Com uma medição de nível de medição de oxigênio de 70% até 99% e um faixa de medição de pulso que varia entre 30 e 235bpm – ele é capaz de atender todas as necessidades gerais de um paciente.

Ele possui margem de erro de 2%, valor bastante comum para oxímetros de dedo comuns. Sua bateria dua 30 horas com uso de 2 pilhas AAA.

ONDE COMPRAR

 

MD300C – J.G Moriya

oximetro md300cEste equipamento J.G Moriya tem como diferencial um display de LED um pouco maior do que seus concorrentes e que ajuda na leitura em casos onde o paciente já possui uma visão um pouco deficiente. Ele conta também com nível display de LED com número que auxilia a leitura, bem como um intervalo de medição de 70-99% e 2% de margem de erro, padrão para estes modelos.

ONDE COMPRAR

Rossmax Fingertip SB220

oximetro fingertipO Fingertip SB220 é um modelo de oxímetro com um nível de faixa de medição maior do que o padrão de mercado. Ele trabalha com análises entre 35 e 99%, mas mantém a média de 2% de margem de erro. Uma interessante funcionalidade deste equipamento é que ele se desliga após 8 segundo de inutilização, ou seja, 8 segundos fora do dedo. O equipamento trabalha com pilhas AAA que duram 18horas em uso ininterrupto.

ONDE COMPRAR

 

Palpus1 SA210 – Rossmaxoximetro rossmax

Este último modelo, o Palpus SA210, é um equipamento profissional que possui diversas funções e especificações técnicas. Ele trabalha com uma faixa de medição varia entre 35% e 100% para oxigênio e 30-250bpm para batimentos cardíacos.

Um grande diferencial é que ele possui diferentes sensores programáveis para cada tipo de paciente, sejam eles adultos, pediatria e neonatal. Ele tem memoria interna e se comunica com computadores via USB para tranferência de dados.

Alarmes programáveis são outra funcionalidade muito útil. Por fim, a bateria é recarregável, proporcionando um bom tempo de uso com uma carga.

ONDE COMPRAR

 

Se você gostou desta postagem ou ficou com alguma dúvida, deixe uma mensagem para nós!! Acesse também nosso guia sobre estetoscópios

You may also like...