Oxímetro – Guia de Compra

O que é e para o que serve um Oxímetro?

oxímetroO Oximetro é um equipamento capaz de analisar indiretamente o nível de oxigênio no sangue do paciente. Ele é bastante conveniente porque não é invasivo, principalmente quando usado nas pontas do dedos. Ele funciona da seguinte forma: um par de diodo emissores são colocados em cada lado do equipamento. Você deve posicioná-lo em uma parte translucida do corpo – seja ela a ponta dos dedos ou o lóbulo da orelha). Um destes LEDs utilizados pelo equipamento é vermelho e outro infra-vermelho. Como cada um dos emissores é diferentemente absorvido entre a oxiemoglobina e sua forma desoxigenada, é possível identificar a taxa de concentração de cada uma delas.

O equipamento  exibe a porcentagem de hemoglobina arterial na configuração de oxiemoglobina. Taxas normais são da ordem de 95 a 100%.

Como o teste é bastante simples e rápido, os oxímetros de dedos tem uma grande importância para salas de emergência, análise de pacientes com problemas respiratórios, bem como pilotos de corrida e avião.

O que devemos considerar na hora de comprar um Oxímetro?

  • Nível de Acurácia – Existem alguns oxímetros que notificam o usuário se há alguma interferência ou alguma leitura com pouca acurácia
  • Alarmes – Em alguns casos é necessário que o oxímetro possua um alarme audível para indicar que existe uma saturação baixa de oxigênio.
  • Facilidade de compreensão dos dados – Algumas pessoas preferem cores, números maiores e a capacidade de rotação das telas do equipamento.
  • Durabilidade – se usado frequentemente ou por diversos pacientes, é preferível que o equipamento possua um design mais robusto que consiga suportar quedas e umidade.
  • Vida útil da bateria – É de preferencia que o equipamento possua uma longa duração de bateria ou facilidade em ser recarregado.

Por que comprar um oxímetro?

Alguns tipos de doença necessitam que o oxigênio e a ventilação sejam monitoradas por um oxímetro. Qualquer pessoa com problemas respiratórios ou doenças cronicas, tal como anemia, câncer de pulmão, problemas de coração irão se beneficiar do uso deste equipamento. Crianças com asma e problemas respiratórios podem ser monitoradas de perto e objetivamente. Qualquer outro tipo de pessoa preocupada com baixos níveis de saturação de oxigênio, tal como escaladores, pilotos, atletas e mergulhadores se beneficiam deste equipamento.

Os oxímetros que realizam análise a partir do dedo são os mais comuns para a realização de análises caseiras. Por conta do seu tamanho, eles se adaptam convenientemente à pontado dedo e automaticamente passa a realizar a análise de nível de saturação e pulso. O equipamento Nonin Go2 é um dos modelos mais confiáveis.

 

Indicações de Equipamentos

Oxímetro de Dedo Oxy-Control – Geratherm  

oximetro gerathermEste equipamento tem uma boa faixa de medição (70% até 99%) e um faixa de medição de pulso que varia entre 30 e 235bpm – o que comporta toda a faixa de análise necessária. Seguindo o padrão comum aos oxímetros, ele tem uma margem de erro de 2% para os dois tipos de análise. A durabilidade de 30 horas de funcionamento contínuo com o uso de 2 pilhas alcalinas AAA segue o padrão do mercado. Ótimo equipamento para quem precisa realizar análises em casa sem gastar muito.

onde comprar

Oxímetro de Dedo Portátil MD300C – J.G Moriya

oximetro md300cO oxímetro da J.G Moriya tem um display de LED com número que auxilia a leitura, bem como um intervalo de medição de 70-99% e 2% de margem de erro. Este tipo de equipamento segue também o padrão de preço e especificações do Oxy-Control, então opte por aquele que estiver mais barato na época de compra.

onde comprar

Rossmax Fingertip SB220

oximetro fingertipO Fingertip SB220 é uma ótima opção para aqueles que precisam de um oxímetro que tenha uma faixa de medição maior e que tenha alarmes que avisem quando a oxigenação ou os batimentos estejam abaixo do esperado. Sua faixa de medição engloba entre 35% e 100% e uma margem de erro de 2%, em média, para os dois tipos de análises realizadas.  Outra funcionalidade interessante é que ele desliga após 8 segundos em que não está sendo utilizado, ou seja, 8 segundos fora do dedo. Infelizmente, a bateria das pilhas dura menos no equipamento ( 18 horas).

onde comprar

 

Oxímetro de Dedo Palpus1 SA210 – Rossmax oximetro rossmax

O Palpus SA210 já é um equipamento mais profissional, com mais funções e especificações técnicas. A sua faixa de medição varia entre 35% e 100% para oxigênio e 30-250bpm para batimentos cardíacos. Para maior precisão, o equipamento possui opções de sensores para adultos, pediatria e neonatos, além de alarmes programáveis.  Outro ponto interessante desse equipamento, é a memória interna e a comunicação com PC via USB. Por fim, a bateria é recarregável, proporcionando um bom tempo de uso com uma carga.  Tantas opções e qualidade se refletem no preço do produto, que felizmente mantém o custo benefício.

onde comprar

 

You may also like...