Termômetro Digital: Como Escolher, Melhores Modelos

Ao contrário dos produtos frágeis baseados em mercúrio, os termômetros digitais de hoje são capazes de realizar leituras mais rápidas ( em média em 30 segundos ou menos) e precisas, bem como possuem mais funcionalidades.

Com o avanço deste tipo de tecnologia, também cresceram as possibilidades e hoje contamos com termômetros capazes de serem usados via oral, retal, timpânica (orelha), testa e axilar.

A precisão, neste caso, vai variar dependendo do tipo de termômetro. Teoricamente, todos eles são praticamente iguais, mas certos tipos são mais difíceis de configurar para uma boa leitura.

 

PERGUNTAS INICIAIS

Quando leituras geralmente ocorrem?

Para um recém-nascido doente, os pais podem querer fazer leituras de temperatura durante a noite, enquanto as crianças mais velhas e adultos podem ter suas temperaturas tomadas durante o dia. Tome cuidado com modelos que possuem alarmes para não acordar o paciente que está sendo examinado.

Você precisa documentar as temperaturas ao longo do tempo?

Se você estiver usando um termômetro digital para rastreamento de fertilidade ou para uma doença crônica que exige documentação periódica, um termômetro com uma maior capacidade de armazenamento é mais conveniente. Alguns termômetros digitais armazenar um maior número de leituras, como 20 ou 30, para que você não tem que documentar constantemente, algo que pode ser especialmente útil quando tentar engravidar.

Você estará usando o termômetro para mais de uma pessoa?

Se você está procurando um termômetro digital para toda a família, procure um modelo com capas de sonda descartáveis ou uma sonda fácil de limpar. Termômetros que podem fazer leituras a partir de várias partes do corpo, como debaixo do braço e por via oral, são mais versáteis para uso multi-pessoa.

MODELOS

Termômetro Retal

Os termômetros digitais usado vias retal são geralmente considerados como os mais precisos, especialmente em casos onde o bebê ou o paciente não  são capazes de prender um termômetro oral na posição correta.

A desvantagem de termômetros retal é óbvia. Ambos os pais e as crianças acham ele desconfortável e estressante para usar. Dependendo do modelo, estas leituras podem não ser rápidas, e quando se usar um modelo de vara padrão, fica difícil saber o quando é necessário inseri-lo para que funcione corretamente, gerando problemas de necessidade de reanálise ou incomodo desnecessário.

Modelo via Oral

Termômetros orais são geralmente muito precisos, especialmente para adultos e crianças mais velhas, que conseguem colocá-los e mantê-los no lugar de forma adequada durante os 30~60 segundos necessários. Outra vantagem deste modelo é que ele pode ser usado para leituras oral, retal ou axilar. (Se você está preocupado com a higiene, capas de sonda são geralmente disponíveis.)

Termômetro Timpânico

Modelos para Orelha e temporais termômetros, quando usada corretamente, pode ser tão exato como termômetros de via oral e retal, apesar de serem menos invasivos. Eles são também muito rápidos em sua análise, levando 10 segundos ou menos. Isso os torna populares entre os pais, em particular.

Infelizmente, modelos que realizam análises via timpâno ou testa possuem várias problemas de imprecisão.

Isto ocorre muitas vezes porque o modelos retais são um pouco desconfortáveis dependendo do utilizador e acabam sendo inseridos incorretamente. Alguns modelos corrigem essa falha avisando o utilizador de que o equipamento está posicionado errado simplesmente não realizando a operação.

Termômetro Temporal

Termômetros temporais realizam mais de 1000 leituras enquanto estão presos perto da artéria temporal. As inúmeras leituras permitem que o termômetro selecione e exiba o resultado mais preciso entre todos. A leitura pode demorar apenas alguns segundos e é completamente confortável e não-invasiva. No entanto, muitos proprietários têm dificuldade para pegar o jeito do movimento de deslizar o equipamento, fator este que produz resultados imprecisos.

 

COMO ESCOLHER?

Resultados rápidos. Alguns termômetros digitais básicos pode levar um minuto ou mais para produzir uma leitura, o que é difícil quando se trata de crianças pequenas. Os melhores termômetros digitais oferecem leituras rápidas em 10 segundos ou menos.

Tipo de teste adequado. O local de teste ideal (retal, oral, nas axilas ou na testa) depende do uso típico e a idade do paciente, mas modelos retais são recomendados para crianças de 3 anos ou menos ou para idosos que não conseguem segurar o equipamento.

Display retroiluminado. Termômetros digitais com um display retroiluminado são mais fáceis de ler no escuro, embora alguns usuários dizem que não é uma característica essencial.

Alerta Fever. Alguns termômetros digitais oferecem um alerta audível quando o paciente está com febre, essa funcionalidade é bastante interessante para quem tem crianças.

Memória para armazenar as leituras anteriores. Termômetros digitais com uma memória interna que armazena a última medição (alguns conseguem armazenar até 30 leituras) são convenientes para pessoas que necessitam fazer análises periódicas já que eliminam necessidade de documentar as medições que ocorrem durante a noite ou em momentos incômodos.
Longa duração da bateria. Se um termômetro digital usa uma  bateria ou pilhas alcalinas padrão, os modelos que apresentam uma bateria de longa duração são mais convenientes para o uso a longo prazo.

MELHORES MODELOS

Geratherm (Axilar)

termometro axilar

 

Este modelo axilar é totalmente emborrachado, 100% à prova d’água e anti-alérgico. Além de possuir um presso acessível, ele também produz o resultado em apenas 1 minuto,por meio de um beep sonoro.

ONDE COMPRAR

G-Tech (Ouvido)

termometro de ouvido

Este modelo da G-tech é capaz de fazer uma medição quase instantânea através de sensor infravermelho. Ele é utilizado via tímpano e basta higienizar com álcool isopropílico para utilizar novamente.

Este equipamento é indicado tanto para uso clínico quanto para medição da temperatura de ambientes. Ele possui alarme sonoro que alerta quando a análise foi realizada e se o equipamento está bem posicionado.

ONDE COMPRAR

Thermofocus – Termômetro de Não Contato

termometro infravermelho

O Thermofocus realiza medições através da tecnologia de infravermelho. Esta tecnologia atua seguindo as características do modelo temporal, que já comentamos anteriormente. Ele possui memória para 9 medições, com tempo de 2 segundos cada uma. A sua bateria tem uma durabilidade média de 3 anos ou 10 mil medições.

Em contrapartida, a confiabilidade da leitura é menor do que a de outros equipamentos que realizam análises via oral, retal, etc.

ONDE COMPRAR

Gostou do post ou está com alguma dúvida? Deixe um comentário!!
Conheça também outros guias!

You may also like...